Moda, Tendências

Afro é uma nova tendência

21/09/2016

Hoje é dia de moda bebê!!

montagem-13-blog

Nada melhor do que começar essa colaboração com o blog , falando sobre um assunto que está em alta (o qual também, me apaixono mais todos os dias). Possui uma vertente um pouco polêmica (quando se trata de apropriação cultural), mas representa tantos de nós brasileiros, que temos no nosso sangue um pouco dessa hereditariedade africana.

A cultura afro não está presente só na culinária, na religião, nos costumes e na língua no Brasil, ela também se faz presente na moda, e a cada dia ela vem crescendo. E para isso precisamos entender que a moda reflete a identidade de um povo e para representar uma cultura miscigenada como a brasileira, a moda afro-brasileira traz elementos de ambas as culturas no modo de se vestir e de se comportar.

“A cultura negra vem se destacando, principalmente, por se tratar de uma cultura em que é muito forte a presença da dança, das cores, da religiosidade, dos ritmos e da alegria. Ainda é pouco explorado o universo da moda afro-brasileira.”
(Moda afro-brasileira: as abordagens da inspiração africana refletida na moda Brasileira. – HARGER, Patricia; BERTON, Tamissa)

Samacaca:

A África possui uma longa tradição têxtil e os tecidos, como o Samacaca,  tem suas estampas e cores não apenas para a decoração, o tecido africano se expressa. Cada estampa e motivo representa um nome, um provérbio, contam histórias de relações familiares da comunidade e da realeza.

Street Style:

Mas a moda afro não se justifica somente à utilização de tecidos, vestimentas e acessórios africanos, mas também adaptaram-se à referência do estilo de rua americano, o que se chama de Street Style, devido as adaptações e deslocamentos que a cultura africana sofreu através da Diáspora.

Box Braids/ Tranças Afro:

Mais do que somente as roupas, os penteados inspirados nessa cultura são muito apreciados pelos brasileiros também. As box braids/tranças sejam elas juntas à cabeça (chamadas de trança nagô ou trança raiz), ou não e os dreads são os penteados mais vistos nos últimos tempos, seja em homens ou mulheres.

montagem-6-blog

E uma peça importantíssima que tem bombado nas tendências, são os turbantes.  É aquela peça que pode dar o toque final no seu look, e ainda existem diversas maneiras de ser amarrado, podendo criar diferentes efeitos e formas. O resultado das combinações de cores, sejam das estampas ou até mesmo de tecidos diferentes, as formas dão um acabamento maravilhoso.

E como um exemplo de inspiração que sempre acompanho, vou deixar uma dica pra vocês de duas pessoas, que eu recomendo muito que sigam, se vocês gostam e pretendem também se inspirar. Uma delas que é a Magá Moura (@magavilhas), rainha das tranças e dos cabelos coloridos, youtuber, blogger e cool hunter.

E a outra dica, é da youtuber, cientista social Nátaly Neri (@natalyneri), que vive dando suas dicas de tranças também, e ainda tem interesses em moda e beleza.

Vou deixar também mais umas dicas de looks afros para vocês se inspirarem, ousarem e usarem essa tendência que está forte, e que precisa ter sua vez. AFROnte e não tenha medo de ousar!!!

 

 

Deixem um comentário abaixo, deixem dicas de quem serve de inspiração, o que vocês acham sobre essa tendência, e semana que vem a gente volta com mais papo de Moda!!!

You Might Also Like

Comments

No Comments

Leave a Reply