Moda, Tendências

Desfile Casa de Criadores

16/11/2016

Hoje aqui no blog, vamos falar sobre a semana de moda que aconteceu dos dias 07 a 11/11/2016, que eu acredito ser melhor do que o SPFW ou o Rio Moda Rio, ou algum evento nacional de moda que exista. Ele faz um barulho danado, por ser totalmente com caras novas do mercado, que dá oportunidade a quem está começando agora, que merece ter seu reconhecimento, e esse ano veio cheio de representatividade, com modelos negras e negros, gordas, totalmente fora do padrão, mostrando que todos tem poder na sociedade.

O desfile de outono/inverno dos estilista da Casa de Criadores

A Casa de Criadores é o maior evento lançador de novos estilistas da moda brasileira. Seguindo o calendário de lançamento de coleções (primavera/verão e outono/inverno) o evento acontece duas vezes por ano na cidade de São Paulo. O objetivo principal era o de criar um espaço que permitisse a estes estilistas uma proximidade maior com o mercado da moda brasileira. Desde o começo o foco sempre foi a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira. Desde então, a Casa de Criadores já lançou e/ou projetou nomes como Marcelo Sommer, Cavalera, Ronaldo Fraga, Marcelo Quadros, Carlota Joaquina, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, V.Rom, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Simone Nunes, Erika Ikezili, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Rita Wainer, Elisa Chanan, Juliana Jabour, Icarius, Jeziel Moraes, Gêmeas, Walério Araújo, João Pimenta e Gustavo Silvestre, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.” | (Texto retirado do Site Oficial)

Já tive o prazer imenso de trabalhar com o André, e alguns desses estilistas que já passaram por lá e que ainda estão lá, no carnaval do Rio. E realmente o trabalho deles é incrível, tanto da casa de criadores, como o dos estilistas, que tem uma pegada mais inovadora na cena da moda brasileira, que está se reinventando e mostrando a sua identidade. Vale muito a pena conhecer um pouco mais sobre esses estilistas (#deixoadica)

A seguir vou colocar algumas peças dos desfiles, que mais me chamaram a atenção, para vocês conferirem e aos que se interessarem no site da Lilian Pacce tem muito mais fotos para vocês conferirem.

montagem-1 montagem-2 Handred 

A marca se influenciou no objetos de arquitetura, como os portões de ferro da Avenida Rui Barbosa, que é onde o estilista nasceu.  As cores remetem às ferragens, como o caramelo e o bronze. E o desfile tem um ar de momento relax, que se dá com as modelagens amplas, com os robes e pijamas, de algo bem confortável.

montagem-3 montagem-4Alex Kazuo

 “O Japão não é um tema e sim uma característica minha”,  disse Alex no backstage. No desfile é visível a influência oriental com referências do quimono, da dobradura.  E ainda tem uma pegada social, que o estilista resolveu por optar pelos descartes de tecidos e os tecidos reciclados para criar essa coleção.

montagem-5 montagem-6Också

Uma marca que busca trazer a desconstrução de gênero, e também a desconstrução das roupas, com peças assimétricas, a costura reta se transformando em costura com diversos ângulos e possibilidades, dando um ar bem diferente para as peças.(sou bem suspeito pra falar dessa marca, pois eu amo tudo deles rs)

montagem-8montagem-7Felipe Fanaia

O estilista escolheu como tema a história de recuperação de um alcoólatra. Na coleção é visível a presença também de peças mais oversize, peças com modelagens bem amplas. Maxicamisas, maxijaquetas, tudo muito maxi!!

montagem-9 montagem-10Fabia Bercsek

A estilista apresentou um desfile que misturou o comercial e o conceitual, o que chega as lojas a moda acessível de uso no dia a dia. A coleçao tem algo de mulher poderosa, com o camuflado, referências a uniformes militares, a perfecto, o escarpin pink revivendo os anos 80.

montagem-11 montagem-12Ben

A marca Ben usa a referência de uma lenda indígena na qual um homem que veio do céu desce pra terra. Ele se veste de flores , encontra com um bicho papão, mas não deixando o lado urbano da marca, e nem o ar futurista.

montagem-13 montagem-14Karin Feller

Karin utilizou a referência  da floresta noturna e bem brasileira. A coleção tem uma pegada mais romântica, com muito floral, algumas estampas de gatinhos místicos também. E também trouxe um pouco do oriental, com as mangas de quimono, nas estampas o floral com fundo vermelho também representa essa orientalidade. “A estilista acaba concordando no backstage: “É, eu chamo de burazirujin“, referindo-se ao jeito que os japoneses chamam os brasileiros.”

montagem-15 montagem-16Rober Dognani

Rober Dognani utiliza a presença de mulher mais divertida, com um lado dramático e outro chic. “A história da vez é de uma mulher que tomou um tombo, chegou a fazer filme pornô sueco, mas aí passou pelo “O Vale das Bonecas” e ressurge linda. Tipo uma Tieta loira e na década de 70.”

montagem-17 montagem-18Rafael Caetano

“Não tem um tema determinado, é o próprio produto”, Rafael Caetano.

montagem-19 montagem-20Diego Fávaro (Primavera – Verão)

Diego Fávaro se inspirou no Bronx – NY, dos anos 70, aonde nascia o movimento do hip-hop. O streetwear se faz bastante presente, mas dessa vez com muitas texturas e cores, mas sem deixar o tradicional de lado, que é o preto e branco.

montagem-21 montagem-22Projeto Lab – Ellias Kaleb, Renata Buzzo,Caroline Funke e Acrvo

O Projeto Lab conta com alguns estilistas, como o Ellias Kaleb, Renata Buzzo com sua moda festa vegana, Caroline Funke com o seu maxissurreal, Acrvo na sua moda jovem e urbana (e baladeira).

montagem-23 montagem-24Lui Iarocheski

Lui Iarocheski traz em sua coleção uma reação à homofobia, que se estende pelo radicalismo no geral. ” “Tolerância zero!”, ele explica no backstage “.

montagem-25 montagem-26Weider Silveiro

Weider Silveiro usa da sua paixão pelo fundador da Balenciaga e a transforma num street sport, trazendo um ar mais casual e novo pra moda. Uma modelagem mais reta e longa, mas também utiliza do balonê, laços dramáticos.

montagem-27 montagem-28Igor Dadona

Igor Dadona utiliza a angústia do mundo moderno como inspiração para sua coleção, utilizou a imagem dos guerreiros indo em busca da felicidade. Como de costume ele utiliza das peças mais fechadas e pesadas.

montagem-29 montagem-30Isaac Silva

Isaac Silva tombou literalmente na sua coleção e no desfile! Como inspiração ele trouxe essa geração tombamento, cheio de representatividade!!! (de longe a minha coleção preferida!!!) Ele levantou os assuntos que mais se tem falado ultimamente, o preconceito racial, a liberdade de expressão de gênero, o poder feminino e a gordofobia.
Na pegada do streetstyle, Isaac colocou também uma pegada mais glamour, usando prata e dourado.

montagem-31 montagem-32Cemfreio

A Cemfreio apresentou uma coleção inspirada na geração acostumada com o simultâneo, o multitarefa, o fragmentado. A marca utilizou bastante da malharia e do moletom. Com modelagens bem diferenciadas, com peças ajustáveis, que faz com que elas sejam para todos os tipos de corpos, para serem acessíveis a todas as pessoas.  Ps.: O casting era todo feito por modelos negros <3

montagem-33 montagem-34Heloísa Faria

Heloísa utiliza na passarela o upcycling (futuramente falarei sobre essa tendência aqui), ela reaproveita peças, as quais acha no guarda-roupa ou em algum brechó, ou mercado do tipo, e acaba criando peças novas. A inspiração foi uma mulher boho, com muitas camadas, sobreposições, jeans, transparência.

montagem-35 montagem-36Ale Brito

Ale na passarela mostra uma coleção inspirada nos esportes. Com muitas texturas, como o jeans, o veludo, o verniz, as peças com inspiração na alfaiataria e no streetwear também dão um ar diferente, mas mostrando esse lado esportivo das peças.

montagem-37 montagem-38Fernando Cozendey

Cozendey apresenta a coleção “FLOoR”,  que marca uma nova fase, que se refere à flor que nasce no meio do concreto, e tem a segunda parte do desfile que é repleta de jeans  forrado com lycra metalizada colorida, bem hedonista.
O próprio no final do desfile(foto 5), aparece de drag queen pela primeira vez desfilando o seu último look.

montagem-39 montagem-40Hangar 33

Rafael Varandas, diretor criativo da marca, utiliza da aviação como inspiração para a coleção. Presença de bombers, bem etilo aviação americana, a cor laranja e verde usada como sinalizadores nas pistas.

montagem-41 casa dos criadoresKarin Feller para Di Gaspi

A Di Gaspi, pra quem ainda não conhece, é uma varejista bem grande que tem uma presença forte especialmente na zona sul de SP. A estilista Karin que assinou essa coleção outono/inverno 2017 da empresa, “acredita que a moda reflete o contrário do que acontece no mundo: quando está tudo bem, a gente se veste de maneira mais detonada, displicente; quando a crise vai mal, ela serve como contraponto e válvula de escape, cheia de otimismo.”  E nessa vertente, ela criou um clima bem alto astral, ela trouxe verões aquareladas dos clássicos florais,  batik, paisley (tipos de estampa).

Tive minhas preferidas, mesmo tendo amado todos os desfiles, agora eu quero saber qual a sua opinião!! Deixe aqui nos comentários qual o seu desfile e look preferido, o que você usaria dessas tendências.

You Might Also Like

Comments

20 Comments

  • Reply Naomy Santos 17/11/2016 at 13:48

    Parece ser com certeza um ótimo evento. Quando se fala em moda comigo, sou péssima mas reconheço só pelas fotos que esse evento foi maravilhoso ! O assunto ultimamente tem me interessado bastante. Gostei do post, vou voltar pra dar uma olhada em outros <3

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 16:44

      Sim, foi um evento incrível, muita coisa nova, que o mercado está precisando!! Fico feliz que tenha gostado do post, e volte sim, traremos muito mais sobre tendencias, coisas novas, dicas, e muito mais!!

  • Reply Emanuelly Suhett 17/11/2016 at 13:48

    Não sou muito antenada e também não amo a moda. Mas eu gosto de conhecer novas tendências e sempre que der ler ou ver algumas fotos os eventos pois acredito que é sempre bom ficar um pouco ligada nas novidades! Não conhecia esse evento, e gostei de alguns looks que ví! Arrasou no post guria. Um beijo e sucesso.

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 16:46

      Entendo, sim o evento trouxe um frescor pro mundo da moda que há muito não se via, e é essa a pegada da casa de Criadores, vale a pena conferir os desfiles, e tudo mais do projeto deles, é bem interessante! Fico feliz que tenha gostado do post, e fique de olho que teremos muito mais dicas, muito mais posts sobre o assunto, se quiser conferir! Bjs !

  • Reply Conceição souza 17/11/2016 at 14:02

    Nossa quanta elegancia nesse desfile, gostei bastante do seu post pois você nos motrou tudo em bastantes detalhes . Porem confesso que a maioria dos modelos eu particularmente nao usaria, mas moda é moda. beijos e sucesso !

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 16:48

      Sim, foram desfiles bastante elegantes, diferentes, modernos, algumas peças realmente são o que se chamam de mais conceitual porém, é possível adaptar algumas peças no nosso dia-a-dia! Mais a frente explicarei isso em algum post! Fico feliz que tenha gostado do post, fique de olho no nosso blog que terão sempre dicas, posts sobre tendencias, e muito mais! Bjs !

  • Reply Renata Tavares 17/11/2016 at 14:16

    Eu não entendo de moda. A maioria eu articularmente não usaria, pessoas para vistir esse estilo de roupa tem que ter muita atitude, não é para qualquer um. rsrsrs Achei lindo o post, as fotos perfeitas e o conteúdo muito explicativo. bjo secesso

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 16:51

      Rsrs, mas a moda é a gente que faz, se você se sente confiante com o que você está usando, é tudo que importa!! Sentiu vontade de usar alguma peça, vai lá, veja se você se sente bem e compre sem medo de nada!! Fico feliz que tenha gostado do post, fique de olho aqui no nosso blog, que tentaremos sempre trazer essas tendências, esse frescor do mercado e dando dicas sempre!! Bjos!

  • Reply Rayanne Buchweitz 17/11/2016 at 14:23

    Super curti a coleção do Ale Brito e da Hangar 33. A coleção do Isaac Silva arrasou demais! Cheinho de representatividade e com muito girl power! Tudo que a gente mais ama né? Ele me ganhou muito com todo esse dourado, amo esse brilho todo na passarela <3 Beijão

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 16:54

      A coleção do Ale Brito é muito amor também né!? Do Hangar 33 também, todass!! rs Sou muito suspeito, pois curto muito isso de dar oportunidade pra quem tá começando, e que tá coma cabeça cheia de ideias inovadoras e muito mais!! Agora a do Isaac Silva e muito mais que amor, todo o brilho, todo o poder, a representatividade, até pelas fotos é possível ver a força da coleção!!! <3
      Muito obrigado pelo comentário!! E espero que os próximos conteúdos também agreguem bastante e satisfaça do mesmo modo! Beijoss!

  • Reply Tarsila Martins 17/11/2016 at 14:33

    Olha, não sou muito por dentro da moda mas acho legal esse tipo de iniciativa. Nao conhecia a Casa dos Criadores, mas gostei de saber que existe tanta gente talentosa aqui no Brasil. Os modelos estão muito legais, alguns um pouco extravagante para mim. Gostei muito da postagem!
    Beijos!

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 16:58

      Siiim Tarsila, é muito legal o projeto deles! E sim, existe muita gente talentosa aqui dentro do Brasil, existem mutos outros projetos também que incentivam pessoas a criarem suas coleções e muito mais, e gente com um intuito muito legal, as vezes sendo ligado a sustentabilidade, ou a inovação (um não excluindo o outro) é bem interessante, pretendo trazer mais do nosso meio brasileiro na moda aqui pra mostrar que somos capaz de ter a nossa vertente da moda! Fico feliz que tenha gostado do post, e espero que os próximos satisfaçam tanto quanto esse! Beiijos!!!

  • Reply Segredos da Juh Costa 17/11/2016 at 15:18

    Seu post ficou um arraso, super bem detalhado e já me despertou uma curiosidade enome sobre esse evento.
    Eu não sou muito adepta da moda mas me chamou muita atenção algumas peças.
    Parabéns pelo excelente post e por todos os detalhes. Me senti no próprio evento.
    Beijinhoss

    http://www.segredosdajuhcosta.com

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 17:02

      Muito Obrigado Juh, fico feliz que tenha gostado do conteúdo!!! Esperamos trazer bastante coisas novas pra cá, e mostrar que o Brasil tem a oportunidade de estar no meio da moda com voz muito boa!!
      Beijooss !!

  • Reply Joice Nascimento 17/11/2016 at 15:43

    Ameii o seu post. Confesso que para moda eu precisaria estudar muito pra ser uma negação…hahaha, mas achei várias peças elegantes demais! Acho muito legal esse assunto, pq é desse tipo de eventos que saem tendências que a gente se apaixona depois ne?
    Arrasou!
    Um beijao!

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 17:09

      Fico muito feliz que tenha gostado do post Joice!!! Confesso que moda é bem complicado, pois é algo que envolve opinião né, então cada um tem a sua sobre alguma tendência ou sobre alguma peça ou qualquer coisa do tipo. Mas tendo vontade, vá atrás sim, sempre tem blogs muito bons que se dedicam a isso exclusivamente, tem sites, livros disponíveis na internet, cursos, se é que te interessa !=D Eu sou suspeito pra falar, pois amo, mas a moda é apaixonante! rs… E sim desses eventos assim de moda, saem muita tendência, não tanto como os grandes desfiles, mas esses eventos menores tem tido muito potencial para serem grandes ditadores de tendencia sem duvida!
      Beijoss!!

  • Reply Val Manfrin 17/11/2016 at 16:07

    Adoro esse tipo de look, mais confortável, e esse desfile foi sem sombra de dúvida um arraso, muita coisa linda e outra que em combinação com peças que possuímos no guarda roupa vai fazer uma diferença gritante, e deixar o look mais lindo do que já é, os mais extravagantes, não usaria kkkk, ah sei lá não faz muito o meu gosto, mas 50% das peças usaria sim com certeza, beijinhos!!!

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 17:15

      Siiim, tem muitas das peças ali que se a gente separar, podem fazer muito parte do nosso dia-a-dia!!! Eu sou adepto do ousar sempre, usaria muita coisa dali também!Mas cada um tem o seu gosto realmente, e vale a pena conferir as outras fotos do desfile que tem no site da Lilian Pacce também !! Beijoos!

  • Reply Camila França 17/11/2016 at 16:30

    Nossa, parabéns pelo post flor!! Esse evento deve ter sido perfeito!! Seu post foi bem detalhado e deu pra ver que vc entende bastante do assunto!! Eu pelo contrário, não entendo naaaada de moda! KKKKKK Muito sucesso! ;*

    • Reply Raul Braga 17/11/2016 at 17:18

      Pooxa, brigado Camila! Fico feliz que tenha gostado do post!!! Tentei trazer o pouco do que sei pra comentar mais com algumas referencias que li também pra dar esse post bem legal! Vale a pena conferir o projeto e tudo mais, os outros desfiles também.. são bem interessantes!!! Hahaha, minha faculdade está me proporcionando isso, conhecer mais sobre a moda que sempre amei! Indico inclusive se quiser estudar sobre rs. Muito obrigado pelo comentário! Beijoss! 😉

    Leave a Reply